Resenha | O feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin



O Feiticeiro de Terramar (A Wizard of Earthsea, 1968) é o primeiro livro da série O Ciclo Terramar - composto por 5 livros - e foi publicado este ano pela Editora Arqueiro. A renomada autora Ursula K. Le Guin, conhecida por suas histórias marcantes dentro da ficção fantástica e científica, foi inspiração para grandes nome da literatura como Neil Gaiman e Patrick Rothfuss. Com uma bagagem louvável, O Feiticeiro de Terramar despertou em mim ansiedade e curiosidade para entrar nesse mundo mágico tão conhecido, elogiado e inspirador.

O livro conta a história de Ged - que mais tarde passaria a ser chamado de Gavião - um jovem que, desde cedo, despertou a capacidade de praticar de magia. Logo após salvar a pequena vila onde morava de um ataque aterrorizador, seu nome ficou conhecido e um mago o procurou para ensiná-lo a usar magia. Entretanto, Ged não gostou da metodologia pacífica do mago e, tomado pela ambição, partiu para uma escola de magia.


Na ânsia de se tornar o melhor feiticeiro que já existiu, o jovem Ged se deixou levar por sentimentos obscuros. Orgulho, inveja e ganância passaram a ser seus aliados e para conseguir o que desejava, ele despertou uma magia proibida, uma Sombra com sede de morte. A jornada de Ged vai além do vilarejo onde nasceu, além da escola em que estudou e além das pessoas que ele conheceu. Sua jornada é sobre autoconhecimento, disciplina e poder.

Como comentei no início da resenha, eu estava com altas expectativas para esse livro e, infelizmente, elas não foram alcançadas. Talvez por se tratar de um livro com uma linguagem que eu não estou acostumada, a leitura de O Feiticeiro de Terramar foi, na maior parte do tempo, maçante. Ursula escreveu a história de uma forma bem direta, mas o excesso de palavras complexas me fez parar reler várias vezes a mesma frase na tentativa de entender o que a autora queria dizer.

Eu, como amante de fantasia, mas ainda iniciante no gênero, acredito eu tenha lido o livro na hora errada, pois não estava preparada para sair da minha zona de conforto. Eu queria uma leitura leve e O Feiticeiro de Terramar (apesar das suas 176 páginas) não foi o que eu esperava. Sendo assim, eu darei uma nova chance à história no futuro e, talvez, eu goste muito mais.




Sinopse: Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

> Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro.
Bjs e até a próxima! 

Postar um comentário

0 Comentários