Resenha | A Grande Ilusão, de Harlan Coben

terça-feira, agosto 01, 2017


Maya é uma ex-piloto do exército americano que voltou recentemente de uma guerra. Ainda traumatizada e perseguida pelos barulhos do campo de batalha, Maya também viveu uma guerra na sua família. Sua irmã foi assassinada e pouco tempo depois, seu marido também Estaria a morte perseguindo Maya Stern?

Ela, então, recebe o conselho de uma amiga e instala uma câmera escondida dentro de casa para vigiar a babá e a filha. Apesar de confiar plenamente na babá, Maya confere as gravações e fica chocada com o conteúdo. Não é a babá o motivo do espanto. Muito menos a filha. Outra pessoa está naquela casa.

E ai, meus amigos, eu pensei: agora a cobra vai fumar!
"As mentiras não morrem nunca. Você até pode tentar sufocá-las, mas elas sempre encontram um jeito de voltar à vida."

Começa a corrida de Maya atrás de respostas. Quem é aquela pessoa? A amiga que lhe deu a câmera estaria envolvida? A morte da irmã tem algo a ver com a do marido? Por que uma casa noturna aparece como um dos últimos lugares frequentados por sua irmã? Quais os segredos que a poderosíssima família de seu marido esconde? Tudo estaria interligado?
"Dizem que não é possível enterrar o passado. Talvez seja verdade, mas o que isso significa de verdade é o seguinte: os traumas do passado reverberam e ecoam até o presente e assim permanecem vivos."
A Grande Ilusão foi um dos livros que mais me fez quebrar a cabeça para desvendar os mistérios. A história não gira em torno de uma única trama, Harlan cria subtramas inteligentíssimas e chega a um ponto em que todos são suspeitos.

A escrita visual de Coben me dá a sensação de estar dentro daqueles filmes de corrida contra o tempo. Eu não quis parar de ler. Eu não quis dormir. Eu estava dentro da história, ao lado de Maya, surtando igual a ela. E quanto ao final... Ahhhhh... Eu não tenho palavras! É um final digno e característico de Harlan Coben. É um final daqueles que aperta o coração e explode o cérebro. É um maravilhoso final escrito pelo Mestre das Noites em Claro!
"Era como uma daquelas ilusões de ótica em que você pensa que está vendo uma coisa, depois muda o ângulo só um pouquinho e acaba vendo outra totalmente diferente."


Sinopse: Maya Stern é uma ex-piloto de operações especiais que voltou recentemente da guerra. Um dia, ela vê uma imagem impensável capturada pela câmera escondida em sua casa: a filha de 2 anos brincando com Joe, seu falecido marido, brutalmente assassinado duas semanas antes. Tentando manter a sanidade, Maya começa a investigar, mas todas as descobertas só levantam mais dúvidas. Conforme os dias passam, ela percebe que não sabe mais em quem confiar, até que se vê diante da mais importante pergunta: é possível acreditar em tudo o que vemos com os próprios olhos, mesmo quando é algo que desejamos desesperadamente? Para encontrar a resposta, Maya precisará lidar com os segredos profundos e as mentiras de seu passado antes de encarar a inacreditável verdade sobre seu marido – e sobre si mesma.
Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro <3


Você pode gostar também

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!