Resenha | Peter Pan, de J. M. Barrie


Falar sobre o menino que não queria crescer e morava na Terra do Nunca ao lado dos Meninos Perdidos, sempre acompanhado da Fada Sininho e enfrentando o malvado Capitão Gancho traz, para mim, uma sensação gostosa de nostalgia, inocência e bondade. Mas, para a minha surpresa, o Peter Pan de J. M. Barrie não é tão bondoso assim. A Sininho também não é nada inocente, e os Meninos Meninos não são bebês fofinhos como nos desenhos que eu assistia quando criança.

"Eu não quero nunca ser adulto! - disse com veemência. - Quero ser sempre criança e me divertir. Então escapei para os jardins de Kensington e vivi muito, muito tempo entre as fadas.''

Muita gente sabe que a Disney modificou as histórias para que elas ficassem mais simples e bonitinhas para as crianças, e com Peter Pan não foi diferente. É claro que a essência é a mesma: o menino que não queria crescer; mas o elemento crítico que o autor insere na obra traz diversas interpretações, e aqui vou citar a minha:

Peter Pan nada mais é do que a verdadeira e crua representação da infância, desde a inocência e a magia, até a falta de responsabilidade e a ausência de empatia. Quantas vezes já vimos criança brincando de super heroi e "matar" o coleguinha? É assim que Peter vive na Terra do Nunca. Ele mata, comemora e se diverte!

E temos a Wendy (confesso que, para mim, ela deveria ser a protagonista) que na Terra do Nunca tem a oportunidade de decidir se quer crescer ou não. De um lado, Peter e a infância eterna, do outro lado Gancho e a rabugice de ser adulto, e no meio Wendy com uma importante decisão para tomar.



"-Ah, que época boa, quando eu sabia voar!
- E por que você não sabe mais voar mamãe?
- Por que eu cresci, meu amor. Quando as pessoas crescem, elas não lembram mais como se voa.
- Porque a gente não lembra mais?
- Por que não somos mais alegres, inocente e desalmados. Só quem é alegre, inocente e desalmado consegue voar."

A lição que tirei do livro, foi ensinada pela Wendy - que crescer não é algo ruim, desde que não se esqueça da sua infância e não perca os seus valores. Nem ser Peter Pan, nem ser Capitão Gancho. O importante é encontrar um equilíbrio. Eu gostei do livro e indico para todos que querem sentir nostalgia e, de que quebra, levar uma lição consigo. Peter Pan deixou de ser o meu heroi, mas nem de longe isso foi algo ruim. Eu ganhei uma nova heroína, e o nome dela é Wendy Darling

"Ninguém é velho demais para contos de fadas." 

Algumas curiosidades sobre Peter Pan:

- A história de Peter Pan na Terra do Nunca era, inicialmente, uma peça de teatro. Só depois é que James Barrie resolveu publicar.

- Peter Pan foi inspirado em um irmão de Barrie que, ainda criança, veio a falecer; e para ele, o irmão nunca tinha crescido - assim como Peter.

Postar um comentário

0 Comentários