A Forma da Água: Resenha + curiosidades


Todas as vezes que eu parava para escrever uma resenha desse livro eu perdia as palavras. Não foi fácil traduzir tudo que ele me fez sentir, mas eu posso afirmar, mesmo em poucas linhas, que A Forma da Água transbordou pela força do amor.

"Ela o abraça, ele a abraça, os dois se abraçam, e tudo é escuridão, tudo é luz, tudo é feio, tudo é lindo, tudo é dor, tudo é pesar, tudo é nunca, tudo é eterno."

O livro de Guilhermo Del Toro e Daniel Kraus se passa nos anos 60, em Baltimore, nos EUA e conta a história de uma criatura mágica, o deus Brânquia, capturada e levada a um laboratório americano de extrema segurança para ser analisada. Lá, de forma inusitada, a criatura conhece Elisa, uma faxineira muda, e o envolvimento dos dois é tão genuíno que encanta, apaixona e seduz. Enquanto a criatura não vê "o que falta" em Elisa, enquanto a mudez não significa nada para ele, ela é a única que não o vê como um monstro, e sim como um ser encantador ser vivo.

"Muito tempo atrás, Elisa se permitia fantasiar sobre romances no ambiente de trabalho, sobre encontrar o homem que dançava pela escuridão de seus sonhos. Era o delírio de uma garotinha boba. É isto o que acontece quando se é uma servente, ou qualquer cargo do tipo: você passa despercebida, como um peixe embaixo d’água".

Imagine ser amado por quem você é,
Imagine ser visto como único no mundo,
Imagine ser grandioso para alguém independentemente de suas características físicas,
Imagine não ser definido pelo que te falta...

Elisa, devido a mudez e a posição social é vista como submissa. O deus Brânquia, por sua estranheza e pelas correntes que o prendem é tido como um monstro; e é a partir dessa união, cada um a sua maneira, que eles encontram seu lugar no mundo e descobrem a importância de se estar vivo, de ser algo, se sentir algo, de envolver-se, de lutar... de ser livre. Dois seres estranhos, à parte de uma sociedade que vive de aparências, status e poder; Elisa e o deus Brânquia rompem as barreiras daquilo que insistimos em denominar, rotular, encaixotar, formalizar... Não existe forma para a água. Não existe forma para o amor.

A Forma da Água é suave, poético, transformador, mágico e traz uma linda mensagem de amor, aceitação e respeito a si mesmo, aos outros e a tudo que é vivo.


CURIOSIDADES:

💦 A  forma da água foi desenvolvido desde o início como uma história pensada pelos dois artistas de maneira independente para o cinema e a literatura.

💦 O livro cita várias vezes o Brasil, a fauna, a flora, nossos índios e o folclore. A criatura vivia aqui, em águas brasileiras, na Amazônia, e é exatamente no nosso país que a história começa.

💦 O livro não foi baseado no filme, nem vice e versa. Os dois foram criados simultaneamente. Enquanto Del Toro fazia o roteiro com Vanessa Taylor, ele escrevia o livro com Daniel Kraus.

💦 O filme foi indicado em 13 categorias no Oscar e levou o de Melhor Filme.

💦 As características da criatura foram inspiradas no Monstro da Lagoa Negra (1954).

💦 O livro traz ilustrações do artista James Jean tanto na capa quanto em algumas páginas.


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Assisti o filme e gostei bastante, agora quero muito ler o livro. Espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha *--*
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do filme, Nanda! Vou torcer pra você amar o livro também <3

      Excluir
  2. Esta historia é muito interessante, eu gosto muito deste tipo de roteiro, te mantém no suspense até o final. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes de ficção cientifica acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Eu concordo demais contigo! Também acho que Fahrenheit 451 vai ser sensacional e tô louca pra assistir ;) Pelo trailer já dá pra ter um gostinho do quanto vai ser bacana, né? Confesso que ainda sou nova no mundo scifi, mas tô amando cada livro e cada filme do gênero <3 Um beijão pra você e muito obrigada pelo comentário.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Volte sempre!